Secretário da Agricultura envolvido na fraude do queijo é afastado

O prefeito de Três de Maio, Olívio José Casali, anunciou, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (17), que afastou da Secretaria Agricultura e Meio Ambiente Valdir Ortiz, até então titular da pasta, suspeito de estar envolvido na adulteração do queijo fabricado pela laticínios Progresso. A participação dele foi apontada em investigação do Ministério Público.
Segundo o MP, o queijo era fabricado de forma irregular, recebendo adição de amido de milho e leite rejeitado pelas indústrias por estar vencido ou fora de qualidade. Na contabilidade da Laticínios Progresso também foi apreendido documento que comprovaria o pagamento de R$ 1 mil ao Secretário de Agricultura e Meio Ambiente. O MP irá investigar se esse pagamento era realizado de forma regular e se Ortiz era um “facilitador” das adulterações.
Foram presos preventivamente o proprietário da empresa, Volnei Fritsch, o filho dele, Pedro Fritsch, (os dois em Ivoti), e o responsável pelos laticínios na localidade de Progresso e sócio da empresa, Eduardo André Ribeiro (em Três de Maio). Também foram cumpridos dois mandados de medidas alternativas à prisão contra outros três investigados: o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Três de Maio, Valdir Ortiz, o fiscal do Serviço de Inspeção Municipal de Estância Velha, Roberto Nardi, e o motorista da Laticínios Progresso, Arnildo Roesler.