Rodoviários da Capital vão ao Piratini pedir segurança no transporte público

Uma comissão de rodoviários e sindicalistas que promoveram manifestação em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira, contra assaltos em ônibus das linhas T4, 429-Protásio Iguatemi e 433-Vila Jardim foi recebida pelo chefe da Casa Civil do governo do Estado, Marcio Biolchi. Também estiveram presentes o tenente-coronel Francisco Lannes Vieira, comandante do 9º BPM, e o major José Paulo Marinho, chefe de Operações da Casa Militar.
O coronel Vieira explicou aos manifestantes que vai haver uma reunião específica para tratar da segurança do transporte público ainda nesta quinta. “O subcomandante da Brigada Militar, coronel Paulo Moacyr Stocker, já convocou todos os comandantes da capital para tratar desse assunto ainda hoje”, explicou, destacando que já havia sido feita uma primeira reunião entre o grupo e comandos locais pela manhã.
O grupo expressou preocupação com a segurança de trabalhadores e usuários do transporte público, especialmente em área da Zona Leste de Porto Alegre. “Há empenho da Brigada Militar, mas os ladrões muitas vezes acabam presos e soltos em seguida. Sabemos da crise financeira do Estado, mas queremos saber como o governo está atuando”, disse o presidente em exercício da Força Sindical, Marcelo Furlado. O presidente do sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre, Adair da Silva, disse que a categoria está apreensiva. “Agradecemos por ter nos recebido e precisamos trabalhar juntos”, disse.
O secretário Biolchi destacou a importância do diálogo com o governo do Estado como forma de buscar alternativas conjuntas com as forças de segurança e que sejam viáveis. “Nesse momento precisamos pensar conjuntamente para contrapor as dificuldades”, disse.