Repórter e cineasta são presos durante desocupação à força da Secretaria da Fazenda em POA

Um repórter e um cineasta foram presos durante a desocupação do prédio da Secretaria Estadual da Fazenda, nesta quarta-feira (15), no Centro Histórico de Porto Alegre. Ao todo dez adultos foram presos e 33 estudantes menores de idade encaminhados ao Deca (Departamento Estadual de Proteção ao Adolescente).
Três mulheres e sete homens são acusados por seis crimes: associação criminosa, dano qualificado ao patrimônio público, esbulho possessório, prejudicar o trabalho coletivo, resistência e corrupção de menores, este último sem possibilidade de pagamento de fiança. Segundo a delegada responsável pelo caso, Andrea Nicotti, os presos serão indiciados e ficarão presos até as audiências de custódia, a serem realizadas nos presídios.

Curta a nossa nova página no Facebook
Siga no Twitter e receba todas as nossas atualizações

Matheus Chaparini, repórter do Jornal Já, e o cineasta independente, Kevin Darc, foram os jornalistas presos pela Brigada Militar. Eles ficaram durante toda a tarde detidos na 3ª Delegacia de Pronto Atendimento de Polícia Civil da Capital e encaminhados ao Presídio Central. foi um dos presos. Os advogados não puderam ter acesso ao prédio da delegacia.
Um grupo de advogados aguardou a chegada dos papéis relativos ao pedido de indiciamento no Fórum de Porto Alegre, para dar entrada em um pedido de relaxamento de prisão. Por volta de 23h15, o Jornal Já informou, por meio do twitter, que todos os presos nesta quarta foram liberados.

O Jornal Já acionou a ARI (Associação Riograndense de Imprensa) e o Sinjor-RS (Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul).
A Brigada Militar informou que a ação de desocupação do prédio da Sefaz não foi abusiva e de que é de poder e dever do Estado agir, mesmo sem nenhum pedido de reintegração de posse.
A Sefaz passou por perícia. Conforme funcionários, o prédio foi alvo de diversos danos. Foram encontrados cadeiras destruídas, computadores derrubados, duas facas, garrafas de bebidas alcoólicas, mesas quebradas e roupas abandonadas.