Centro de Comando da Capital entra em estado de atenção com cheia do Guaíba

O Ceic (Centro Integrado de Comando da Cidade) passou a operar, na tarde desta sexta-feira, 9, em status de Atenção para o monitoramento do nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre. Com os altos volumes de chuva e o vento Sul represando as águas, a régua eletrônica do Cais Mauá ultrapassou a marca dos 2 metros no início desta tarde.
Às 17h, o nível bateu 2,10m, entrando na cota de Alerta. A atenção é principalmente para o início da próxima semana, quando deve chegar a maior vazão dos rios contribuintes no Delta do Jacuí. Na Ilha da Pintada, a régua marcava 1,52m, o que representa uma margem de quase 60cm para inundações.
O Sistema Ceic-Metroclima está acompanhando a evolução do quadro, já que a média histórica de chuvas de outubro (114,3mm) já foi atingida e, em alguns pontos da cidade, superada. Desde o início do mês foram 137,6 mm acumulados no bairro Tristeza. Até o final da tarde, a estação automática do Sarandi alcançou 132,6mm, o Centro 131,2mm e a Glória 124,6mm. A chuva já está perdendo força, mantendo-se de fraca a moderada até segunda-feira (12)
Todos os rios que desembocam no Guaíba apresentam cheia, e essa vazão deve chegar à Capital ao longo das próximas 72 a 96 horas. O Jacuí e o Taquari, que são os maiores contribuintes, são os que receberam maiores volumes de chuva em suas bacias. O vento Sul moderado a forte que atuará no final de semana será agravante para uma forte elevação do nível devido ao efeito de represamento das águas na parte Norte da Lagoa dos Patos.