Porto Alegre amplia coleta de resíduos por contêineres

Os bairros de Porto Alegre passarão a ter o dobro de contêineres da coleta automatizada de resíduos domiciliares, passando de 1,2 mil para 2,4 mil e atendendo a 19 bairros. Atualmente, o serviço atende 13 bairros, sendo cinco totalmente contemplados. Estes 19 bairros também passarão a contar com a Coleta Seletiva de resíduos recicláveis três vezes por semana.
O contrato com a empresa Conesul, vencedora da licitação, foi assinado na manhã desta quarta-feira, pelo prefeito José Fortunati, o diretor-geral do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), André Carús, e o representante da empresa, na Praça Rotary, bairro Menino Deus. A escolha do bairro, de acordo com Carús, ocorreu em função de uma demanda dos próprios moradores. O maior número de contêineres na cidade, destacou Carús, irá estimular o cidadão a separar o lixo corretamente.
Das mais de 2 mil toneladas de resíduos recolhidos a cada dia na cidade, pouco mais de 100 toneladas são de resíduos sólidos, que vão para 19 unidades de triagem. “Essas unidades permitiram que 800 ex-catadores, hoje cooperativados, tenham conquistado uma vida digna, Mas esse número pode ser bem maior se houver conscientização. Fica aqui o apelo da prefeitura. Não basta ampliar o recolhimento. É preciso que o cidadão também faça a sua parte”, disse Fortunati, ao acrescentar que a separação correta não só ajuda o meio ambiente, como gera emprego e renda.
Com a assinatura do contrato, dentro de 120 dias os contêineres já estarão colocados. Dos 19 bairros, 11 serão atendidos em sua totalidade e oito de forma parcial. “Porto Alegre tem sido pioneira na gestão, no gerenciamento integrado de resíduos sólidos e na coleta seletiva. A data de hoje marca um novo e significativo avanço. Mas contamos também com a responsabilidade dos moradoradores desses bairros ”, disse Carús.
Como ficará a coleta de resíduos domiciliares:
Bairros atendidos totalmente – Centro Histórico, Independência, Bom Fim, Farroupilha, Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Auxiliadora, Mont’Serrat, Bela Vista, Rio Branco e Praia de Belas.
Bairros atendidos parcialmente – Floresta, São João, Higienópolis, Petrópolis, Santa Cecília, Santana, Azenha e Menino Deus.
O que pode ser descartado nos contêineres – A coleta automatizada recebe apenas resíduos domiciliares, ou seja, resíduos orgânicos e rejeito. Os resíduos recicláveis devem ser disponibilizados para a Coleta Seletiva atendendo os dias e horários do serviço. O descarte inadequado de resíduos pode gerar multas que vão de R$ 297,35 a R$ 4.757,62.
Resíduos orgânicos – Todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos.
Rejeito – Guardanapo sujo, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonete, espuma, etiquetas adesivas, lâmpadas comuns (incandescentes), esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça.