Onda de calor eleva para 2.200 o número de mortos na Índia

O governo da Índia informou neste domingo (31) que subiu para 2.200 o número de mortos em decorrência da forte e persistente onda de calor que atinge o país há três semanas. Devido a uma mudança na posição dos ventos, não houve ingresso de umidade o suficiente para o retorno das chuvas de monção, típicas desta época do ano no país.
De acordo com as autoridades, quase que a totalidade do número de vítimas ocorreu em idosos e pessoas expostas ao trabalho ao sol. Em várias regiões, a temperatura máxima nos últimos dias superou 47°C e com extremos de quase 50°C, à sombra.
Somente no estado de Andhra Pradesh, autoridades locais confirmaram a morte de 1.636 pessoas. A atual onda de calor de 2015 é considerada a segunda mais grave já registrada em toda a série histórica de monitoramento do país. Em 1998, outra onda de calor matou 2.451 pessoas.
O calor excessivo provocou o superaquecimento do alcatrão, ingrediente principal em massa asfáltica, que derreteu em várias cidades, inclusive na capital Nova Deli.