No Rio, time reserva do Grêmio perde para o Botafogo

O Grêmio não teve um bom desempenho na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Estádio Engenhão, no Rio, a equipe reserva que o técnico Renato Gaúcho colocou em campo perdeu para o Botafogo por 1 a 0.

Com o resultado, o Grêmio perdeu a oportunidade de reduzir a distância para o líder Corinthians, que teve seu jogo da rodada, contra a Chapecoense, adiado para o dia 23. O time segue na vice-liderança com 39 pontos, contra 47 do Corinthians.

Pensando nos jogos de ida da semifinal da Copa do Brasil, que acontecem na próxima quarta-feira, Grêmio e Botafogo pouparam seus titulares para a partida pelo Brasileirão. No primeiro tempo, o time carioca usou o contra-ataque para surpreender a equipe gaúcha.

Aos 6 minutos da primeira etapa, o Botafogo abriu o placar. Leandro recebeu na grande área e chutou na saída de Paulo Victor para fazer 1 a 0. Após o gol, Grêmio, com algumas dificuldades na marcação,  seguiu levando pressão da equipe adversária.

Aos 22 minutos, o Grêmio criou sua primeira chance de gol. Lincoln cobrou escanteio, a bola sobrou para Batista que chutou, mas Brenner tirou em cima da linha a bola, que seria o empate do tricolor gaúcho.

Após esse lance, o Botafogo só pensava em aproveitar os contra-ataques. Mas no finalzinho o Grêmio teve uma boa chance para empatar o jogo. Fernandinho cobrou uma falta, a bola bateu no braço de Matheus Fernandes e o árbitro Wagner Reway viu e marcou o pênalti. Marcelo Oliveira cobra pênalti e Gatito Fernández defendeu a cobrança.

No segundo tempo, a partida continuou igual ao primeiro tempo. O Grêmio só criou chances boas de gols com as bolas paradas. Já o Botafogo continuou usando o contra-ataque para tentar ampliar o jogo. A única diferença da segunda etapa para a primeira foi que não teve gols.

“Foi um resultado ruim para a nossa equipe, o time do Botafogo soube aproveitar as chances”, disse Lincoln, ao conversar com os jornalistas na zona mista. “Não conseguimos desempenhar um bom futebol hoje e acabamos derrotados fora de casa”, ressaltou o zagueiro Bressan.

Durante a coletiva, o técnico Renato Gaúcho falou sobre o pênalti perdido. “Infelizmente nós não temos aproveitado muito bem as penalidades. Ele [Marcelo Oliveira] é um jogador que geral bate bem.”

O técnico também disse que ainda não jogou a toalha. “Matematicamente nós temos chances. Então vamos continuar brigando pelo brasileirão”, disse.

Botafogo: Gatito Fernández; Arnaldo, Marcelo, Emerson Silva e Gilson, Matheus Fernandes, Bruno Silva, Leandrinho (Victor Luís), Leo Valencia e Guilherme; Brenner. Técnico: Jair Ventura

Grêmio: Paulo Victor, Leonardo, Bruno Rodrigo, Bressan, Marcelo Oliveira, Jailson (Patrick), Kaio, Fernandinho, Lincoln (Jean Pyerre) e Everton; Batista (Dionathã). Técnico: Renato Gaúcho