Metroplan: Ônibus metropolitanos tem reforço na frota por causa da paralisação

A Diretoria de Transporte Metropolitano da Metroplan informou, por meio de nota em seu site, que montou um esquema especial de transporte para hoje, 15, por causa da paralisação da Trensurb em protesto contra o projeto de lei 4330.
Conforme a Metropan, no eixo Norte, as empresas Central (Novo Hamburgo e São Leopoldo), Real (Sapucaia do Sul e Esteio) e Vicasa (Canoas) reforçarão a frota nos terminais Conceição e Mauá. Haverá também a liberação de passageiros em pé nos veículos executivos em 50% da lotação sentada – o que equivale a cerca de 20 passageiros por carro.
Em Porto Alegre, com a paralisação de rodoviários da Carris, há reforço das empresas Soul, Transcal e Sogil, que circulam no corredor de ônibus da Assis Brasil. Essas empresas poderão receber autorização da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulção) e da Metroplan para embarque dentro de Porto Alegre.
Problemas internos
Os ônibus metropolitanos vão cumprir tabelas entre os municípios e a Capital, desabastecendo os terminais de integração ônibus-trem, como já ocorreu em outras paralisações. Com isso, o transporte dentro dos municípios sofrerá acréscimo.
Universidades que possuem sistema de integração com o Trensurb, como Feevale (Novo Hamburgo), Ulbra (Canoas) e Unisinos (São Leopoldo) não devem ter ônibus circulares por causa do remanejamento da frota para Porto Alegre.