Mais de duas mil residências são alagadas na região metropolitana e Vales

Em Esteio, cerca de mil residências também estão debaixo d'água após o transbordamento do Arroio Sapucaia

Mais de duas mil residências foram invadidas pela água após as fortes chuvas que atingem o Estado desde segunda-feira. Segundo informações da Defesa Civil estadual, os Vales dos Sinos e Paranhana são as regiões mais afetadas. O número total de casas invadidas pela água somente nos Vales passa de 1 mil. Muitas famílias acabaram perdendo tudo na enchente.
Em Novo Hamburgo, 400 famílias tiveram que sair de suas residências por conta do transbordamento de arroios. Doações para as famílias que foram atingidas pelas chuvas em NH podem ser feitas na Guarda Municipal: Rua Bento Gonçalves, esquina com Jaú.
Em Esteio, na região metropolitana, mais de mil residências também estão debaixo d’água após o transbordamento do Arroio Sapucaia, durante a madrugada. Os bairros mais afetados são o Três Marias, Jardim das Figueiras, Primavera, Navegantes, Ezequiel e Vila Nova. Conforme a Prefeitura Municipal, mais de 150 famílias foram deslocadas para abrigos.
No entanto, muitas famílias permanecem nas residências, apesar dos riscos da inundação. A Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900, Centro) e o Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3079, Vila Olímpica) são os pontos de recebimento de doações.
Risco de cheia dos Sinos e Caí
Após a chuvarada, o medo dos moradores agora é a cheia do Rio dos Sinos e do Rio Caí. Em São Sebastião do Caí, o rio já atingiu a cota de inundação, com 6,18 metros acima do nível normal.
Segundo medição da Comusa (Companhia Municipal de Saneamento), a altura do rio subiu de 5,80 metros para 6,40 metros entre às 6h de ontem e as 11h de hoje. O leito do rio transborda com 7 metros.