Governo do Estado ainda não sabe se parcela salários

O governo do Estado ainda não sabe se irá parcelar os salários do mês de outubro. Várias reuniões entre os secretários do governador José Ivo Sartori (PMDB) aconteceram nesta terça-feira (27) para decidir se os salários poderão ser depositados de maneira integral. Mas a divulgação da decisão foi adiada para esta quarta-feira (28).
O governo tem pressa devido ao ponto facultativo em alusão ao Dia do Servidor Público que ocorrerá na sexta-feira, dia 30. A decisão foi adiada porque a Secretaria da Fazenda aguarda o pagamento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) relacionado a combustíveis, energia e telecomunicações. Devem ser recebidos mais de R$ 200 milhões, destes 25% são repassados as cidades.
Por causa disso, o governo deve tentar a folha com o caixa que tem até a quinta-feira (29) para que o dinheiro seja depositado nas contas dos servidores na sexta-feira. Para pagar integralmente os salários, o governo precisa ter R$ 1,15 bilhão em caixa e ainda não se sabe quanto o Estado irá arrecadar com o ICMS.
Entre as medidas para evitar um novo parcelamento, o governo deve atrasar (mais uma vez) repasses de servidores e atrasar o pagamento da dívida com a União. Há também uma decisão política, para não parcelar, o Estado pode não pagar municípios, repasses a saúde e outras áreas prioritárias.