Executivo não paga 13º, mas Banrisul desconta empréstimo de servidores

Termina nesta terça-feira (20) o prazo determinado pela lei para que os trabalhadores recebam o pagamento integral do décimo terceiro salário.

Mesmo sem o Executivo ter pagado o 13º salário dos servidores estaduais no prazo legal de 20/12, o Banrisul descontou os valores dos empréstimos. As contratações foram realizadas por aqueles membros do funcionalismo que optaram por antecipar o recebimento do salário adicional.

O prazo determinado pela lei para que os trabalhadores recebam o pagamento integral do décimo terceiro salário termina nesta terça-feira (20). Entretanto, a Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda) ainda não vai quitar os valores. Na segunda-feira (19), a secretaria disse que pagará metade dos valores “até o final do ano”.

De acordo com o Banrisul, o vencimento do empréstimo do 13º salário em 20 de dezembro já estava previsto, pois a data seria a mesma do pagamento do Governo do Estado. No entanto, a quitação não foi realizada e os servidores estaduais tiveram o dinheiro descontado do saldo atual da conta.

A orientação do Banrisul é que os clientes que realizaram a antecipação do décimo terceiro salário procurem as agências onde contrataram o serviço para renegociar a dívida do empréstimo. A Sefaz não informou ainda quando pagará o salário devido.