Chuva ultrapassa a média histórica do mês e Porto Alegre registra alagamentos

De acordo com o Sistema Ceic Metroclima, o volume de chuva registrado no Centro da Capital, até as 14 horas, chegou a 143,60mm, e o bairro Tristeza marcou 142,80mm.

A instabilidade que começou na quinta-feira (14) provocou chuva intensa que ultrapassou a média histórica do mês de setembro em alguns bairros de Porto Alegre. As pancadas seguem neste sábado (16) devido ao avanço de uma frente fria sobre o Estado.

De acordo com o Sistema Ceic Metroclima, o volume de chuva registrado no Centro da Capital, até as 14 horas, chegou a 143,60mm, e o bairro Tristeza marcou 142,80mm. A média é de 139,5 milímetros,. Outros bairros também estiveram perto da média histórica do mês: Sarandi, 123,20mm e Lomba do Pinheiro: 90,20mm.

Com esse cenário, o nível do Guaíba, que estava 0,95 centímetros na noite da quinta-feira, 14, subiu para 1,16 metros, na tarde deste sábado. A cota para o alerta de cheia é de 2,10 metros.

Chuva intensa provoca alagamentos

A chuva, por vezes forte desde a madrugada, causou alagamentos em vários pontos da Capital neste sábado. Durante a manhã, o arroio Sarandi chegou a sair do leito devido ao volume de chuva. O riacho, porém, já retornou para dentro de suas margens.

Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), às 17h, eram registrados alagamentos na avenida Sertório com a Dona Sebastiana e no cruzamento com a Augusto Severo, além da rua Voluntários da Pátria com Adelino Machado de Souza.

O Sistema Ceic Metroclima informa que as precipitações seguem no fim de tarde e noite deste sábado, mas serão predominantemente fracas. O domingo,17, deve ter chuva, mas com intervalos de melhoria principalmente entre a tarde e a noite. Já na segunda, 18, ainda haverá muitas nuvens, com períodos de chuva, mas com o enfraquecimento da instabilidade. O tempo melhora gradativamente no decorrer da tarde e o sol aparece. Na terça-feira, 19, o tempo firma, com o sol aparecendo com algumas nuvens no decorrer do dia.