Cheia do Jacuí obriga saída de famílias de Eldorado Sul e das Ilhas de POA

O Prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, decretou, nesta sexta-feira (21), situação de emergência.

A cheia do rio Jacuí obriga a saída de moradores de suas casas desde a noite passada em Eldorado do Sul e na região das Ilhas de Porto Alegre. Na cidade da região metropolitana, ao menos 700 pessoas já deixaram suas casas por causa da enchente.

Outras centenas de casas já estão alagadas ou próximas de serem alagadas nos bairros Cidade Verde e Vila da Paz. O Ginásio Municipal já está preparado para abrigar as famílias que tiverem que sair de casa.

O Prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, decretou, nesta sexta-feira (21), situação de emergência. A medida passa pela avaliação da Defesa Civil e possibilita a compra de materiais além da contratação de serviços sem a necessidade de abertura de licitação para apoio emergencial a população; mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenação da Defesa Civil de Eldorado do Sul em ação de resposta ao desastre que assola a cidade.

Na Ilha Grande dos Marinheiros, os moradores começaram a sair de casa por conta própria. O Guaíba já está em 2,39 metros, mas em estabilidade. A Prefeitura de Porto Alegre já está em alerta desde quando a altura alcançou os 2,10 metros.

O acesso para a Ilha das Flores pela BR-290 em função do alto nível do Guaíba agora à tarde.