Bicicleta vence Desafio Intermodal do Detran-RS

Para trazer reflexões sobre a mobilidade urbana, o Detran-RS realizou nesta quarta-feira, a terceira edição de seu Desafio Intermodal, dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito.

“Nós Somos o Trânsito” é o tema deste ano para a SNT, escolhido pelo Denatran – um convite para que todos pensem em formas de deslocamento capazes de tornar o trânsito mais seguro e amigável.

Com o objetivo de mostrar na prática as vantagens e desvantagens das diversas opções de transporte – os chamados modais –, servidores do Detran-RS se voluntariaram para se deslocar até o Centro de Porto Alegre, saindo do bairro Santana e repetindo um trajeto que milhares de pessoas fazem diariamente no início da manhã, indo para o trabalho.

A pé, caminhando e correndo, de bicicleta, motocicleta, carro particular, lotação, ônibus e em carro chamado por aplicativo, o grupo saiu da esquina da rua Ramiro Barcelos com a avenida Ipiranga e chegou ao Mercado Público, em ponto previamente determinado, próximo ao Chalé da Praça XV. A largada aconteceu pontualmente às 8h20.

Resultados

Pela terceira vez, a bicicleta chegou na frente, tendo percorrido o trajeto em 13 minutos e 29 segundos.

Em segundo lugar chegou o usuário do lotação, que levou 22 minutos e 48 segundos.

Na terceira posição chegou o corredor, que levou 23 minutos e 46 segundos.

Quem foi de carro particular e de ônibus teve um empate técnico, por assim dizer, fazendo respectivamente os tempos de 30 minutos e 39 segundos e 30 minutos e 41 segundos.

Na sequência chegou o motociclista, que levou 30 minutos e 45 segundos.

O veículo de aplicativo levou 32 minutos e 11 segundos para fazer o trajeto, ganhando por muito pouco de quem foi a pé: as duas pedestres chegaram em 32 minutos e 54 segundos.