Julgamento de Lula provoca bloqueios e congestionamento em Porto Alegre

O julgamento da apelação criminal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o caso do sítio de Atibaia, em São Paulo, provoca uma série de mudanças no trânsito de Porto Alegre, nesta quarta-feira (27). O esquema de segurança, que envolve órgãos federais, estaduais e municipais, permanece ao longo de todo o dia.

A Edvaldo Pereira Paiva ficou bloqueada no sentido bairro-Centro, a partir do Viaduto Abdias do Nascimento, com o desvio pela avenida Padre Cacique até as 8h45. Também houve bloqueio na Mauá a partir da Bento Martins, mas foi desfeito.

Por conta dos imensos congestionamentos, a EPTC decidiu liberar as vias. Único bloqueio de trânsito que segue é na avenida Augusto de Carvalho entre Loureiro da Silva e Edvaldo Pereira Paiva.

Os ônibus das linhas T1 e T1 Direto não terão acesso à avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. Os coletivos seguem pela Praia de Belas, Borges de Medeiros, para retornar após as alças de acesso, via Borges, em direção à Ipiranga e seu itinerário normal.

A avenida Augusto de Carvalho está bloqueada entre a Aureliano de Figueiredo Pinto e a Loureiro da Silva, que também terá bloqueio nos dois sentidos, entre a rótula João Belchior Marques Goulart (rótula do Gasômetro) e a avenida Augusto de Carvalho, com desvios no sentido Centro pela Washington Luiz e rua General Salustiano.

As medidas foram tomadas por “segurança”, com receio de protestos contra o julgamento. No entanto, não há grandes manifestações na cidade, como se viu, por exemplo, no julgamento do caso do tríplex, em janeiro de 2018.

Congestionamentos

Trânsito está congestionado na avenida Padre Cacique próximo ao Estádio Beira-Rio sentido bairro/centro. Tranqueira já atinge a avenida Diário de Notícias. A avenida Icaraí, Dr. Campos Velho e 3ª Perimetral podem ser opção de rota nesse momento, conforme a EPTC.

Praia de Belas tem trânsito quase parado desde o Viaduto Dom Pedro I, no cruzamento com a José de Alencar, até a Ipiranga. Desse ponto em diante, flui um pouco melhor.

Também há congestionamento no acesso ao Centro pela Mauá. Lentidão começa na Rodoviária e só termina depois do acesso à Bento Martins.