Avenidas Nilo Peçanha e Nilópolis receberão nova ciclovia

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) começou, nesta segunda-feira (6), a implantação de uma nova ciclovia. A pista exclusiva para bicicletas será instalada nas avenidas Nilópolis e Nilo Peçanha.

De acordo com a empresa de trânsito, a ciclovia terá extensão aproximada de um quilômetro. A faixa ficará entre as ruas Ijuí e a avenida Carlos Gomes. O empreendimento será implantado a partir do redimensionamento da via. O número de vagas de estacionamento e de faixas de trânsito não será alterado.

Conforme a EPTC, o novo trecho visa ligar ciclovias já existentes. As faixas exclusivas já estão instaladas na avenida Neusa Goulart Brizola e na Nilópolis. A própria Nilo Peçanha já tem uma, entre a Carlos Gomes e Tomaz Gonzaga.

Eixo importante

O eixo Nilo Peçanha é um dos principais eixos da malha cicloviária programada para Porto Alegre. Liga as regiões Norte e Leste às ciclovias da av. Ipiranga, região central e orla da Capital. Futuramente, possibilitará a conexão entre importantes pólos comerciais, de serviços e de educação, além da ligação entre parques, de acordo com a Prefeitura.

“Com a evolução na demanda urbana dos deslocamentos por bicicleta e o incremento nos pólos de atração no entorno imediato, como a Unisinos, este novo trecho possibilita viagens mais seguras para estes usuários, bem como cria opção de deslocamento para a população”, destaca o diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen.

A obra, que representa um importante avanço no aumento da rede cicloviária da cidade, será realizada com recursos provenientes de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF (Corporação Andina de Fomento).