Alerta: chuva forte e temporais isolados pelo Rio Grande do Sul

Neste sábado (24), novas áreas de instabilidades devem provocar chuvas no Rio Grande do Sul, começando pela manhã no oeste e noroeste, atingindo todas as regiões até o final do dia.
A rota das instabilidade deve ser no começo do dia no oeste, passando depois pela campanha e parte do centro e entre a tarde e a noite chegando ao sul e ao leste incluindo Porto Alegre. Os volumes de chuva podem ser elevados e a chuva vem acompanhada por ventos fortes, trovoadas e granizo. Os volumes mais altos de chuva ficam entre o oeste e noroeste onde devem passar dos 80 mm em poucas horas.

No domingo (25), as instabilidades continuam atuando na metade norte gaúcha, porém com menor risco de temporais. No sul, parte do oeste e campanha o avanço de uma nova massa de ar seco e frio empurrada pelos ventos do quadrante sul favorecem um dia de sol com temperaturas amenas. A massa de ar frio deve ser mais forte que a última que passou pelo Estado. Na campanha as mínimas podem ficar abaixo dos 10ºC.

A semana que vem começa com frio e tempo firme em parte do Estado, já no setor leste e nordeste a nebulosidade é maior com chance de chuva fraca por causa da umidade que vem do mar e resquícios da frente fria.