Prefeito de Porto Alegre conhece plataforma tecnológica de segurança na China

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, conheceu o centro de controle com 15 mil câmeras da cidade de Suzhou, na China.

O projeto da Huawei, líder global de tecnologia de soluções de informação e das comunicações, combina a tradicional vigilância em vídeo com uma plataforma de inteligência artificial.

A solução faz a integração das diferentes câmeras municipais e associa inteligência artificial ao cruzar bases de dados e, na versão mais avançada, também com capacidade para fazer reconhecimento facial.

“Os Estados estão quebrados, e os municípios estão indo na mesma direção. A expectativa de que vamos contratar guardas municipais para suprir a deficiência não é o caminho do mundo e muito menos do Brasil. Temos que investir em tecnologia e inteligência”, ressaltou Marchezan.

Ele também participou do Connect Huawei 2018, em Xangai, um evento mundial de tecnologia. Marchezan está na China, onde cumpre uma agenda de aproximação institucional e de negócios até esta segunda-feira.

Ele viajou como representante da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), na qual atua como vice-presidente de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O retorno a Porto Alegre está marcado para está quarta-feira. Durante este período, o vice-prefeito Gustavo Paim assume a prefeitura.

Segundo a prefeitura de Porto Alegre, as passagens de ida e volta e parte das despesas do prefeito na China foram custeadas pela FNP.