Ação conjunta desmonta centro de triagem de lixo improvisado no bairro Santana

Uma ação conjunta recolheu centenas de metros cúbicos de lixo acumulado no beco de entrada da Vila Planetário, no bairro Santana, em Porto Alegre. O trabalho teve como objetivo retirar os detritos acumulados e triados no local de forma irregular.

O material foi levado para a Central de Triagem da Lomba do Pinheiro, onde ocorrerá a separação e destinação adequada.

A ação, ocorrida nesta quarta-feira (14) contou com o apoio do MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Departamento Municipal de Limpeza Urbana. Também atuaram a Brigada Militar e Denarc (Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico), da Polícia Civil.

Conforme o promotor de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre Alexandre Saltz, que esteve presente na remoção do lixo, tramita no Ministério Público inquérito civil relativo ao tema.

Esta operação é a segunda etapa de um trabalho que iniciou em janeiro deste ano. Na ocasião, foram presas no local oito pessoas por suspeita de tráfico de crack na Vila Planetário.

“O Denarc constatou que traficantes de facções da capital gaúcha intimidavam moradores a colaborarem com a venda de drogas. Principalmente escondendo entorpecentes e armamento, inclusive no meio dos sacos de lixo acumulados”, conta Saltz.

Os responsáveis pelos materiais encontrados deverão ser responsabilizados. O Departamento Municipal de Habitação fará uma análise acerca da regularidade da permanência e moradia dessas pessoas no local.