Gaúchos já podem receber alertas de desastres naturais no celular

A população dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo começa nesta segunda-feira (18) a receber mensagens de celular com alertas da Defesa Civil em casos de desastres naturais. O serviço é gratuito, no entanto necessita de cadastro.

Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel, o sistema tem o objetivo de orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Os avisos serão enviados aos telefones assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais. Os conteúdos das mensagens serão produzidos e enviados através de informações dos órgãos de Defesa Civil de estados e municípios.

Como se cadastrar

Para já se cadastrar e ficar apto para receber alertas enviados pela Defesa Civil, é necessário enviar um SMS para 40199 informando o número do CEP da região de interesse. Dessa forma, o celular do usuário está apto a receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

Para quem quiser esperar, nos próximos dias, as operadoras de telefonia móvel enviarão a seguinte mensagem para os gaúchos: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário está apto a receber alertas da Defesa Civil.

Expansão do serviço

Em janeiro de 2018, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais também passam a receber os avisos. A expectativa é que até março do próximo ano todos os estados brasileiros sejam contemplados. Os alertas foram testados durante seis meses em 25 cidades de Santa Catarina e Paraná, atendendo a mais de meio milhão de usuários da telefonia móvel. Com a ampliação em novembro para o estado de São Paulo, o serviço de Alertas via SMS já atingiu 1,08 milhão de usuários cadastrados. Até o momento já foram enviados 697 alertas para os três estados, somando 5.361.234 SMS encaminhados.