Operação conjunta contra o tráfico de drogas prende mais de 40 pessoas no RS

Uma operação conjunta contra o tráfico de drogas prendeu 42 pessoas  nesta terça-feira no Noroeste do Rio Grande do Sul. Durante a ação três adolescentes foram apreendidos.

A força-tarefa chamada de Operação Andróid foi iniciada pela delegacia Regional de Três Passos e investigou organizações criminosas comandadas de dentro dos presídios. Participaram da Operação Android cerca de 200 policiais civis, com o apoio de 100 militares e dez policiais rodoviários federais em 22 municípios gaúchos.

Segundo a polícia, ao longo das investigações, foi apurado que traficantes que ocupavam “cargos de chefia”, de dentro dos presídios gaúchos, controlavam o transporte de drogas, fracionamento e a entrega a gerentes regionais e locais.

O objetivo Operação Android era cumprir 104 ordens judiciais, sendo 43 mandados de prisão e 61 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo Augusto, Coronel Bicaco, Redentora, Campo Novo, Tenente Portela, Três Passos, Crissiumal, Independência, São José do Inhacorá, Três de Maio, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Carazinho, Lagoa Vermelha, Lajeado, Dois Irmãos, Campo Bom, Montenegro, Novo Hamburgo, Charqueadas e Santiago.

Além dos municípios gaúchos estava na lista a região de Florianópolis, em Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, as drogas enviadas à região Noroeste do Rio Grande do Sul eram oriundas do Vale dos Sinos. Em cada cidade, os traficantes locais abriam bocas de fumo.