Quadrilha é desarticulada em ação no combate ao roubo de veículos na Capital

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRC) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), prendeu seis pessoas em Porto Alegre.

A ação foi resultante de um flagrante por receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa, no bairro Lami, na Zona Sul de Porto Alegre. Um veículo roubado foi recuperado e diversas peças veiculares subtraídas foram apreendidas.

Segundo os delegados Adriano Nonnenmacher e Joel Wagner, uma quadrilha foi desarticulada durante diligências da especializada para coibir a venda de peças provenientes de veículos roubados e também a adulteração de sinais identificadores veiculares.

“Os seis indivíduos foram flagrados na posse de um veículo KIA/Sorento, roubado no último sábado, na cidade de Cidreira, litoral norte do Estado”, relataram. Durante a ação, policiais também encontraram na posse dos indivíduos a quantia de 48 peças, consistentes principalmente em vidros, de veículos em situação de roubo. Diante dos fatos todos foram autuados em flagrante delito pelos crimes de associação criminosa, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Os delegados também afirmaram que ações pontuais contra alvos qualificados estão sendo desenvolvidas constantemente pela especializada. “A delegacia promove diversas ações no sentido de coibir a existência de oficinas clandestinas, nas quais criminosos promovem a adulteração de sinais identificadores, ou seja, efetuam a ‘clonagem’ e também desmancham os veículos, objetivando a venda ilegal de peças em estabelecimento comerciais”, explicaram.

Com esta ação, a Delegacia de Roubo de Veículos contabiliza 81 pessoas presas no ano de 2018, 481 desde 2016, e 245 veículos recuperados.