Com recuo na cheia do Guaíba, Catamarã volta a operar

A Catsul, operadora do catamarã Porto Alegre – Guaíba, voltou a operar às 6h da manhã desta quarta-feira (14). A conexão entre os dois municípios estava suspensa desde a tarde de domingo (12) devido à cheia do Guaíba, a segunda maior a ser registrada na Capital.
O Cisne Branco, que oferece passeios turísticos no lago também foi autorizado a retomar os passeios. A estimativa é que 6 mil passageiros deixaram de ser transportados nos três dias.
A suspensão das atividades ocorreu no domingo (12) a pedido da SPH (Superintendência de Portos e Hidrovias), que acreditava que o nível elevado do Guaíba trazia risco a navegação.
O retorno das operações ocorreu após o nível do lago no Cais Mauá baixar e a Marinha autorizar a retomada da navegação no Guaíba.
Além disso, todo o canal que liga o porto de Porto Alegre ao porto de Rio Grande foi liberado, sem riscos à navegação, após o reposicionamento das boias que estavam deslocadas do seu ponto original.
Nesta manhã, a SPH fará uma vistoria no Rio Jacuí até o terminal Santa Clara, devido ao deslocamento do balizamento causado pelas cheias dos rios, este é único trecho que ainda está interditado para a navegação.