Cinco pessoas são indiciadas por fraude de R$ 20 milhões no Ministério da Agricultura

Foram indiciadas cinco pessoas, suspeitas de montar um esquema de corrupção na Superintendência Regional do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) do Rio Grande do Sul.
Dois dos indiciados são servidores públicos e uma ex-servidora, por corrupção passiva e corrupção ativa, advocacia administrativa e associação criminosa. A investigação identificou um prejuízo de mais de cerca de R$ 20 milhões aos cofres do ministério.
A Polícia Federal já encaminhou à Justiça o inquérito parcial do caso. O grupo agia mediante a redução dos valores de multas aplicadas, manutenção de processos de autos de infração por longo espaço de tempo, avocação de processos para evitar a cobrança das multas, e em determinados casos, agilização de procedimentos de liberação no Mapa do Rio Grande do Sul.
Conforme a PF, algumas empresas e empresários também eram beneficiados com a transferência de fiscais federais agropecuários considerados rigorosos para outras localidades. Outras eram avisadas antecipadamente das fiscalizações.