Corsan começa a normalizar abastecimento de água em Cachoeirinha e Gravataí

A interligação de adutoras próxima ao ponto de captação de Cachoeirinha foi concluída na tarde desta sexta-feira e imediatamente entrou em operação. Com isso, a ETA (Estação de Tratamento de Água) da cidade começou a receber água bruta nos volumes habituais, o que permitirá a partir de agora uma normalização gradativa do sistema integrado desse município e de Gravataí.
A obra foi necessária para desviar o fluxo da EBAB (Estação de Bombeamento de Água Bruta), que foi inundada pelas chuvas e impossibilitou que os motores fossem ligados. Parte da água produzida na ETA de Cachoeirinha chega nela depois de passar pela referida EBAB, que está alagada. Em situações normais, essa água chega à EBAB por meio de uma adutora e, através de outra, é bombeada para a ETA. As duas tubulações foram interligadas, o que fará a água chegar à estação de tratamento sem precisar passar pela área inundada.
Alvorada e Viamão
Após vistoria realizada pela CEEE nos equipamentos relativos à entrada de energia elétrica na EBAB que foi inundada, os motores (que já foram secos) passarão por testes. Caso funcionem normalmente, o sistema de abastecimento de Alvorada e Viamão começa a ser normalizado gradativamente durante este sábado (25).
A Corsan teve de erguer um barramento provisório para isolar a estação do rio Gravataí, que havia ficado submersa. Depois, foram realizadas a drenagem da água que invadiu o espaço e a secagem dos motores. A fuga de energia que havia sido detectada na área foi consertada e o equipamento que permite a entrada de eletricidade na estação foi trocado.
Para reduzir os transtornos causados pelas chuvas no abastecimento de água da Região Metropolitana, a Corsan está disponibilizando caminhões-pipa para a população. Confira informações atualizadas aqui no site da Companhia (na seção “Interrupção de Abastecimento”) ou ligando para o Corsan 24 Horas (0800.646.6444).