Mais de 5 mil pessoas estão fora de casa por causa das chuvas

Um novo balanço divulgado pela Defesa Civil elevou para 44 o número de cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Mais de 5 mil pessoas foram afetadas e cinco cidades já decretaram situação de emergência.
Das 5.120 pessoas que estão fora de casa por causa das chuvas, cerca de 880 pessoas estão em abrigos públicos. Conforme a Defesa Civil, as cidades mais afetadas são Cachoeira do Sul, Esteio, Frederico Westphalen, Riozinho e Rolante.
A Defesa Civil permanece monitorando a situação dos rios Uruguai, Caí e Sinos e oferecendo toda a assistência necessária aos órgãos de seguranças das localidades. O aumento da vazão do rio Uruguai gera preocupação extra com os municípios de Iraí, São Borja, Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí, já atingidos.
Da mesma forma, no caso do rio dos Sinos, os municípios que devem receber grande vazão de água são Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio e Parobé. Montenegro e São Sebastião do Caí, segue o monitoramento, com perspectivas de lento retorno dos rios aos seus leitos.