Mais de 3,2 mil pessoas estão fora de casa por causa das chuvas, diz Defesa Civil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um novo balanço das pessoas afetadas por causa das chuvas no Estado. São 3,2 mil pessoas: quase 700 desabrigados (abrigados em locais públicos) e 2,5 mil desalojados (abrigados na casa de parentes e amigos).
Até o momento, 36 municípios tiveram problemas por causa das chuvas e os mais afetados são Esteio, na região metropolitana, e Rolante e Riozinho, no Vale do Paranhana. As três prefeituras decretaram ontem (14) situação de emergência.
A Defesa Civil, agora, está em alerta para o transbordamento de rios: o rio Caí segue subindo e pode causar cheias em vários municípios dos vales do Caí e Sinos.
Limpeza
Em Esteio, a água da enxurrada começou a baixar em vários pontos da cidade. Os moradores terão que enfrentar a dura tarefa de limpeza das casas. Vários locais ainda estão sem energia elétrica, desligada por motivo de segurança pela AES Sul.
O recesso de julho nas escolas municipais de educação infantil de Esteio e nos centros municipais de Educação Básica para esta quarta-feira (15). A medida foi tomada em função da enxurrada.
Doações
Doações para as famílias desabrigadas podem ser entregues na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900 – Centro) e no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3079 – Vila Olímpica). As principais necessidades são: água; alimentos não-perecíveis; fraldas (infantis e geriátricas); agasalhos; colchões; cobertores; produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal.