Queijo com data falsa é encontrado em empresa investigada pelo MP

Adulteração da data de fabricação do produto comprova as irregularidades que vinham sendo cometidas pela Laticínios Progresso

Três dias depois do MP (Ministério Público) ter encontrado indícios de adulteração no queijo fabricado pela Laticínios Progresso, de Três de Maio, o órgão localizou uma peça do produto tipo prato (lanche) com data de fabricação de hoje (19). No entanto, o queijo foi apreendido no Laticínio Progresso de Três de Maio na última terça-feira (16), durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão da Operação Queijo Compen$ado I.
De acordo com o Promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, a adulteração da data de fabricação do produto – escrita inclusive a mão – comprova as irregularidades que vinham sendo cometidas pela empresa, em prejuízo aos consumidores.
A Laticínios Progresso, com sedes no interior de Três de Maio e em Ivoti, é suspeita de adulterar o leite cru refrigerado para a fabricação de queijo, a partir da adição de cloreto de sódio, amido e outros solutos para mascarar a adição de água.
Os proprietários da empresa estariam fraudando notas fiscais, já que possuem um programa para confeccionar notas falsas para levar as cargas de aproximadamente 30 mil quilos de queijo pronto para Ivoti. A suspeita é que ocorra sonegação de impostos, já que a Laticínios Progresso, segundo as investigações, tem lucro mensal de R$ 1 milhão, mas declara ao fisco apenas R$ 50 mil.