Segundo edital de revitalização da Orla do Guaíba é publicado

Está publicado no Diário Oficial de Porto Alegre desta quarta-feira, 3, o aviso de licitação para a construção do Parque Urbano da Orla do Guaíba (acesse aqui). O projeto contempla os primeiros 1.320 metros – trecho compreendido entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. A sessão de abertura das propostas das empresas ou consórcios interessados está marcada para 13 de julho.
Haverá uma intervenção correspondente a 10 hectares, com a construção de novos passeios, ciclovia, um ancoradouro para barcos de passeio, um restaurante e seis bares, quatro decks, duas quadras de vôlei, duas de futebol e duas academias ao ar livre, vestiário, playground, além de duas passarelas metálicas com Jardim Aquático. A obra qualificará as atividades de lazer e gastronomia da região, além de agregar total acessibilidade em todos os seus espaços.
Todo o projeto foi feito com foco na segurança de quem frequentar o parque. Para tanto, será colocada iluminação especial, com caminhos iluminados com fibra ótica e lâmpadas led, permitindo o uso durante as 24 horas do dia. Também haverá uma central de segurança com a Guarda Municipal para videomonitoramento da região. Em paralelo às obras do parque, a prefeitura revitalizará a Praça Júlio Mesquita, que receberá um playground, uma quadra de futebol (com piso de concreto) e um deck de madeira.
O projeto – Nasceu em 2011, com a assinatura do contrato pelo arquiteto Jaime Lerner, um dos mais importantes urbanistas do país, com reconhecimento internacional pelo conjunto de sua obra. Após a assinatura do contrato, o projeto foi construído junto com a população.